31 de outubro de 2017

O Colecionador explica: Como lavar um disco de vinil.



Vou explicar para a galera que também coleciona discos de vinil e tem dificuldades para dar banho nas suas preciosidades. Para quem já tem o hábito se quiser pode dar uma olhada e ver se tem alguma coisa que interessa, porém, o ideal, o público alvo é para aqueles que desconhecem métodos para proceder uma boa e segura limpeza. Então aperte o cinto e vamos-lá.  



Recomenda-se a limpeza dos discos de vinil para preserva-los além do suposto tempo de duração, para a vida toda. Sempre que comprar uma bolacha é indispensável faze-lhe a higienização porque dependendo do tipo de sujeira que estiver agarrada aos sulcos pode causar danos (riscos) que vão desde pula-pula até lombadas que fazem saltar a agulha ou mesmo quebra-la. 


A solução é simples e aí vai a receita: 

Pegue água bidestilada (em qualquer loja de autopeças vende, é bem baratinho...) e álcool de pinho mais detergente de coco (tem que ser esse não pode ser outro porque ele é antiestético) e misture na seguinte proporção: 80% de água mais 20% de álcool e acrescente 1/4 da garrafa de detergente e misture e coloque dentro de um borrifador (o ideal é comprar um zero bala porque esses reaproveitados trazem resíduos que podem danificar a superfície do vinil). Depois borrife sobre o disco uma quantidade suficiente para cobri-lo e em movimentos circulares delicados utilize algodão hidrófilo (é aqueles de rolo vende em supermercado), não pode ser outro tem que ser ele, porque ele penetra nos sulcos até fundo e retira todos os excessos de sujeira e depois de passa-lo até praticamente ficar seco, umedecido, passe uma flanela (de preferência branca para se ter ideia da quantidade de sujeira retirada) também em movimento circular com delicadeza para evitar danos. Depois de fazer isso nos dois lados é só colocá-lo no toca discos e correr para o abraço. 

Obs: jamais passar qualquer tipo de solvente, lustra-móveis porque com o tempo eles vão queimando a película de proteção do disco e fidelidade vai para o brejo. Os discos de vinil devem ser lavados pouquíssimas vezes somente em casos extremos. O armazenamento deve ser feito sempre sacos plásticos internos e externos (para a proteção da capa), na posição vertical para evitar que eles empenem. Sem mais. Boa sorte e boa audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário